Vai Ter Menina na Ciência

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Universidade de São Paulo

25 de novembro de 2023

8h às 13h30

02 de dezembro de 2023

8h às 12h30

Vai Ter Menina na Ciência

O evento “Vai ter Menina na Ciência” está na quinta edição e tem como principal objetivo incentivar estudantes (meninas) do ensino fundamental 2 (oitavo e nono anos) e ensino médio (estudantes-meninas de cursinho também) em carreiras relacionadas com Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

O evento é totalmente gratuito e contará com uma edição presencial, na manhã do dia 25 de novembro de 2023 e uma edição online, dia 2 de dezembro de 2023.

As atividades que serão realizadas presencialmente e remotamente incluem palestras de cientistas-mulheres e realização de oficinas, de forma que as estudantes poderão conhecer um pouco do dia-a-dia de uma cientista. 

Data evento presencial: 25 de novembro de 2023 (das 8h às 13h30).

Data evento online: 02 de dezembro de 2023 (das 8h às 12h30).

Atividades presenciais: há possibilidade de realizar atividades presenciais para grupos (escolas) mediante agendamento prévio (vide informações na programação).

Público-alvo: meninas do 8º e 9º anos do ensino fundamental 2 e ensino médio da rede pública ou particular (estudantes-meninas de cursinhos poderão participar também).

Formas de participação: 

Dia 25/11: presencialmente na EACH

Dia 02/12: plataforma online de videoconferência (o endereço online será divulgado alguns dias antes do evento).

Links para inscrição: 

Edição presencial(25/11): https://www.sympla.com.br/vai-ter-menina-na-ciencia__2234925

Edição online (2/12): https://www.sympla.com.br/vai-ter-menina-na-ciencia-online—2023__2251344

Atividades: Evento Presencial

Palestra de Abertura
Caminhos nas Ciências: a Jornada Pessoal de uma Química atuando fora da Indústria e da Academia

Neste espaço, María José Dávila-Rodríguez, consultora das soluções de Ciências da Vida da Elsevier para instituições acadêmicas e governamentais na América Latina, compartilhará sua experiência pessoal de desenvolvimento profissional, destacando a diversidade de oportunidades que existem para os cientistas. María José abordará as decisões desafiadoras que enfrentou, ressaltando que, embora tenha seguido um caminho fora dos tradicionais da indústria e academia após concluir seu doutorado, essa escolha permitiu que ela mantivesse viva sua paixão intrínseca.

Gerontologia/Envelhecimento: Aplicação da biotecnologia para a pesquisa sobre o cérebro
Responsável: Profª Drª Tânia Araújo Viel

Você sabia que existem modelos animais e celulares para estudar doenças que podemos desenvolver na velhice? Nessa oficina iremos mostrar como podemos estudar o funcionamento do cérebro e de doenças como a Doença de Alzheimer a partir do cultivo de células humanas, do comportamento de animais de laboratório e da observação dos nossos próprios cães. Não perca!

Laboratório de Ciências para Meninas: A física e o nascimento

Responsável: Lab das Minas e Clube de Ciências para Meninas

A física não existe apenas em apostilas de escola, presa à cálculos e mais cálculos. Ela se faz presente em diversos âmbitos, inclusive, no "nascer da vida"! De acordo com a ONU, aproximadamente 211.000 pessoas nascem por dia. Isso daria uma média de quase 3 nascimentos por segundo! E esse fantástico fenômeno do trabalho de parto é guiado pela "mão invisível da física". Mas como? Venha descobrir em nossa oficina "A física e o nascimento", explorando o universo da biologia e da física de maneira lúdica e didática!

Computação: Um pouco de inteligência artificial e de robótica social.
Responsáveis: Profª Drª Sarajane Marques Peres

Atualmente estamos testemunhando a entrada fulminante da inteligência artificial nas nossas vidas. Embora a inteligência artificial não seja tão nova, pois é estudada desde o meio do século passado, somente nos últimos anos ela se popularizou. Um dos exemplos dos avanços da inteligência artificial é exemplificado por um novo e revolucionário sistema conversacional chamado ChatGPT. Outra área de conhecimento já muito conhecida é a robótica. Esta também está agora se aproximando ainda mais de nosso cotidiano por meio dos robôs sociais.
Você pode imaginar o quão incrível é a junção destas duas áreas? Venha conversar conosco, entender um pouco mais sobre inteligência artificial e robótica social e conhecer um pouco sobre mulheres incríveis que contribuem para a evolução do conhecimento nessas áreas.

Microscopia: Desvendando o mundo microscópico
Responsáveis: Msc. Elen Cristina Faht e Profª Drª Fabiana Curtopassi Pioker-Hara

Apresentaremos brevemente os equipamentos (microscópio óptico e microscópio estereoscópio) que serão utilizados bem como das imagens a serem observadas nos respectivos equipamentos. Observaremos também lâminas montadas no momento ou permanentes botânicas e zoológicas em microscópio óptico. Além da visualização de estruturas botânicas frescas e artrópodes emblocados em resina em microscópio estereoscópio.

Atividades: Evento Online

Palestra de Abertura
Em breve....

-

Física: A física Médica
Responsável: Profª Drª Elisabeth Mateus Yoshimura

Em breve...

Farmácia: As possibilidades da saúde
Responsáveis: Anna Bohn, Maria Brentan e Erica Conrado

Mesa de conversa que visa quebrar o conceito prévio da área da saúde e mostrar como ela pode ser plural através da experiência de cada convidada

Química Medicinal: Explorando o Universo da Química Medicinal e Farmácia - Pequenas Moléculas & Grandes Fármacos
Responsáveis: Erica Conrado

Teremos com esta conversa a possibilidade de conhecer a Química Medicinal, um ramo de pesquisa que se desenvolveu com o propósito de buscar novos fármacos que, eventualmente, poderão se tornar medicamentos, integrando conhecimentos de física, química e biologia.
Este campo da ciência permite ao pesquisador interagir com diversas áreas e adotar abordagens variadas, desde a síntese de novos compostos em laboratório até a pesquisa em quimioinformática, na qual os cientistas, por meio da computação, estudam as estruturas das moléculas que apresentam atividade em um receptor biológico, compreendendo como essas interações ocorrem. Trata-se de uma das áreas mais dinâmicas da Farmácia, possibilitando que atuemos na vanguarda de novas descobertas, fundamentais para o desenvolvimento da saúde da população.

Computação: Garotas na Computação
Responsável: Profª Drª Patrícia Ruffino

A atividade será composta de uma apresentação/conversa sobre as oportunidades na área da Computação e os desafios para a promoção da igualdade de gênero nessa área.

Mulheres na Engenharia: Como a experiência acadêmica contribui para a minha carreira profissional. 

Responsáveis: Adriane Flausino

Vamos conversar um pouco sobre os desafios e conquistas tanto no mundo acadêmico quanto no corporativo, a fim de inspirar vocês: as meninas da nova geração!
Vale a pena compartilhar um pouco das experiências internacionais e assim descrever as nuances da ciência ao redor do mundo.

Tecnologia: Programação é para meninas também

Responsáveis: Mayara Cardoso

Conversaremos rapidamente sobre o que me motivou a escolher tecnologia como profissão e da minha experiência como desenvolvedora.